O lirismo da solidão crua em texto de Koltès

25 jun

Célia Musilli, da Imprensa do FILO – Festival Internacional de Londrina 2010

O argentino Mike Amigorena vive personagem de Koltès em monólogo que desnuda emoções

O ator argentino Mike Amigorena

“Um personagem que tem características com as quais todos se identificam”, assim o ator argentino Mike Amigorena define seu papel no espetáculo La Noche Antes de Los Bosques, que estréia nesta sexta (25), com reapresentação amanhã (26), no Teatro Ouro Verde, às 20h30.

O personagem vive angústias existencialistas no monólogo criado pelo francês Bernard-Marie Koltès (1948-989), considerado um dos dramaturgos contemporâneos mais encenados em todo mundo e que só foi ao teatro, pela primeira vez, quando tinha 21 anos e saiu impactado com um versão de Medeia.Em 1977 escreveu sua primeira peça de sucesso, que chega ao FILO 2010 na interpretação de Amigorena, dirigido por Alejandra Ciurlanti que também assina a tradução do texto, em parceria com Silvana Stabielli.

"La Noche Antes de Los Bosques", de Bernard-Marie Koltès

Em Londrina, o ator e a diretora falaram sobre a montagem que estreou em janeiro, em Buenos Aires e que depois do Brasil deverá seguir para outros países.

La Noche Antes de Los Bosques traz um personagem vagando pelas ruas de uma cidade, numa noite de chuva. Sozinho, ele puxa conversa com um anônimo, com quem desenvolve um “monodiálogo” que dá o start à trama. O enfoque é sobre “a solidão e o sentimento de exclusão”, segundo a diretora, pontuando emoções vividas por “um estrangeiro que pode ser não só aquele que chega de um outro país, mas aqueles que vivem apartados em seu próprio meio.”

Para Amigorena fazer este personagem foi um dos maiores desafios de sua carreira: “A todo momento seu estado de espírito é alterado, passando da alegria a sentimentos passivos ou de violência”, diz.

Ele acredita que os espectadores se vejam refletidos no personagem que se assemelha a “um manual com o qual todos se identificam em alguma parte.”

Sua interpretação forte, feita através de minucioso trabalho corporal, mostra o talento do ator que fez carreira no teatro, além de ser muito conhecido por suas participações na TV argentina, onde trabalha em novelas, minisséries e programas de humor. Jovem, Amigorena é tão popular em seu país quanto Fábio Assunção no Brasil e, além de ator, também é vocalista da banda Ambulancia que mistura música e teatro.

Clima psicológico

Em La Noche Antes de Los Bosques, a música tem função importante, ajudando a criar o clima psicológico para as cenas. A trilha original é de Iván Wyszogrod que se transformou numa referência musical para Amigorena.

Em cena, o ator leva os espectadores a uma conversa íntima que ele define radicalmente como “um vômito poético”, traduzido pela diretora Alejandra Ciurlanti como “um momento epifânico que faz o personagem evocar pessoas importantes em sua vida.” O enredo também pode ser compreendido como o reencontro de um homem com sua própria natureza.

Mike Amigorena

A peça foi escrita por Koltès depois de uma viagem à América do Sul, onde presenciou a guerrilha da Nicarágua na década de 1970, situação que chocou profundamente o jovem dramaturgo que mais tarde seria reconhecido por suas obras de cunho existencialista, em que leva a angústia humana a limites.

Alejandra Ciurlanti diz que a peça foi escrita sem marcações, tarefa que ficou a cargo da diretora que já tem outros trabalhos no teatro como Los Padres Terribles, de Cocteau, Lástima Que Sea Una Puta, de John Ford e Casa de Muñecas, de Ibsen.

Segundo ela, La Noche Antes de Los Bosques sintetiza a necessidade do personagem de “encontrar um outro que o compreenda.”

O tema contemporâneo toca os espectadores pela identificação e pela delicadeza com que é conduzido, num trabalho em que a densidade da angústia encontra momentos extremamente líricos.

Célia Musilli/ Assessoria de Imprensa FILO

Fotos: Divulgação (espetáculo)

Foto FILO: Fábio Alcover (entrevista/ator)

Ingressos Disponíveis

Dias: 25 e 26 de junho

Local: Teatro Ouro Verde

Horário: 20h30

Duração: 80 minutos

Classificação: Teatro

Faixa Etária: Adulto (texto em espanhol com legenda em português)

Ficha Técnica:

Autor: Bernard Marie Koltès
Tradução: Silvana Stabielli
Adaptação: Silvana Stabielli e Alejandra Ciurlanti
Ator: Mike Amigorena
Direção geral: Alejandra Ciurlanti
Cenografia: Alberto Negrín
Desenho de luz: Elis Sirlin
Trilha sonora original: Ivan Wyszogrod
Desenho de som: Guillermo López
Coreografia: Diana Szeinblum
Figurino: Silvio Rodríguez Molina
Cabelo: Alejandra Campos
Maquiagem: Jazmín Calcarami
Assistente de direção: Luciano Villa
Assistente de luz: Cinthia Liberczuk
Animações: Diego Vigil
Montagem de projeções: Federico Abella
Assessoria de imprensa: Colombo-Pashkus
Fotografia: Nora Lezano
Assistente de design gráfico: Silvia Canosa
Design gráfico: Alejandro Ros
Produção executiva: Fernando Zaldívar Posse
Direção de produção: Alejandra Menalled
Execução de cenário: Realizaciones SRL.
Tapeçaria: Alfredo González e Júlio Galván
Costureiras: Beba e Nilda Molina
Construção de artefatos lumínicos: Leonardo Torres
Gravação de trilha sonora original: Estúdio Concreto

Serviço: FILO 2010 – Festival Internacional de Londrina – De 10 a 27 de junho.
Realização: Àmen (Associação dos Amigos da Educação e Cultura Norte do Paraná) e Universidade Estadual de Londrina (UEL). Patrocínio: Petrobras, Prefeitura de Londrina, FUNARTE, Caixa Econômica Federal, Copel/Governo do Estado do Paraná, Governo Federal – Ministério do Turismo, Ministério da Cultura / Lei de Incentivo à Cultura. Ingressos: À venda no Royal Plaza Shopping (Rua Mato Grosso, 310) – ponto exclusivo. Bilheteria: (43) 3344-6197
Informações: (43) 3324-9202.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: