Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)
O que já recebeu a alcunha pejorativa de “modismo das superproduções musicais” se estabelece, cada dia mais, como gênero que movimenta o teatro com vistas na mera diversão da plateia.
Mesmo contrário ao esquema industrial como é tratado esse tipo de espetáculo, cujos valores altíssimos corroboram para a elitização da arte, uma coisa não se pode negar: depois da vinda dos musicais enlatados (mas com tempero brasileiro) apresentados no Teatro Abril, o público está mais exigente quando há a associação do, adjetivado, nome “superprodução” ao espetáculo.
Nesse quesito “A Gaiola das Loucas”, versão brasileira e direção de Miguel Falabella, produzida por Sandro Chaim, é, por incrível que pareça, superior ao “Mamma Mia!”, nova produção apresentada no Teatro Abril. Motivo: os luxuosos e magníficos figurinos de Cláudio Tovar mais o cenário com efeitos extraordinários dos painéis de LEDS (aquelas luzes no fundo do palco que formam diferentes imagens) dão o glamour a “A Gaiola das Loucas”, diferente do despojo que “Mamma Mia!” apresenta.
O musical do Teatro Abril é o retrato da alegria e simplicidade dos protagonistas da década de setenta do século passado, com seus valores anti-convencionais.
Em lugar de desmerecer um ou outro espetáculo, tais diferenças tornam o programa de assistir a ambos muito interessante, pois são duas produções que merecem o prefixo super.
E você o que acha desse gênero? Seu comentário é valioso para o avanço do teatro.
“A Gaiola das Loucas”
Teatro Bradesco (1457 lugares)
Bourbon Shopping São Paulo – Rua Turiassu, 2.100 – 3º piso – Pompéia
Informações: (11) 3670-4100
Bilheteria: domingo a quinta, das 12h às 20h; sexta e sábado, das 12h às 22h. Aceita todos os cartões de credito e débito. Não aceita cheque.
Vendas pela Internet: www.ingressorapido.com.bre telefone: 4003-1212.
Quinta e sábado, às 21h. Sexta, às 21h30. Domingo, às 19h.
Ingressos: de R$ 20 a R$ 170
Duração: 150 minutos (intervalo de 15 minutos)
Classificação: 12 anos
Gênero: Musical
Re-estreia dia 06 de janeiro de 2011
SERVIÇO : “MAMMA MIA!”
REALI ZAÇÃO : TIME FOR FUN
APRESENTAÇÃO : BRADES CO SE GUROS
CO-PATRO CÍNIO : CIELO E TELE FONI CA
Site oficial: http://www.mammamia.com.br
Local: Teatro Abril – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista.
Estreia dia 11 de novembro de 2010 (para público), dia 10 para convidados
Dias e Horários: Quartas, Quintas e Sextas, às 21h; Sábados às 17h e 21h; Domingos, às 16h e 20h.
Duração do espetáculo: 2h40 (com intervalo de 20 minutos)
Capacidade: 1.530 lugares
Estacionamento: O teatro não possui estacionamento próprio
Assentos: O teatro conta com 16 assentos para deficientes físicos e 11 para pessoas obesas.
Classificação etária indicativa: Livre – Menores de 12 anos acompanhados dos pais/ responsável legal.
Meio de Pagamento Preferencial: American Express® Membership Cards e Bradesco Cartões
• Meia-entrada: obrigatória a apresentação do documento previsto em lei que comprove a condição de beneficiário.
• Clientes American Express® Membership Cards e do Bradesco Cartões possuem descontos e pagam em até 3 vezes sem
juros no cartão. Contaram também com pré-venda exclusiva entre 10 de agosto e 25 de setembro.
• Clientes do cartão de crédito MasterCard podem optar pela tecnologia MasterCard ShowPass, pela qual o cartão vira ingresso.
Mais informações no site: http://www.mastercardshowpass.com.br.
BIL HETERI A OFICI AL • SEM TAXA DE CON VENI ÊNCI A
Teatro Abril – 2ª a Sáb, 12h às 20h; Dom, 14h às 20h; – Av. Brigadeiro Luís Antônio, 411 – Bela Vista
LOC AIS DE VEND A • COM TAXA DE CON VENI ÊNCI A
Pontos de venda no link: premier.ticketsforfun.com.br/content/outlets/agency.aspx
Central Tickets For Fun: por telefone, entrega em domicílio (taxas de conveniência e de entrega) – 4003-5588 (válido para
todo o país), das 9h às 21h – segunda a sábado.
Pela Internet: http://www.ticketsforfun.com.br (entrega em domicílio – taxas de conveniência e de entrega)
Posso dar minha opinião: acho super cansativo e a maioria foge do contexto, fica apenas na base de buscar plateia!
Prefiro produções teatrais mais focadas no texto e na interpretação, sem muita pirotecnia. Esta observação é de cunho estético e genérica, pois não vi nenhum dos dois espetáculos e não poderia julgá-los por antecipação.
…
Acho que a ópera já é, por definição, uma superprodução. Neste caso, temos bons exemplos de qualidade no texto, música, interpretação, iluminação, figurino, etc. Mas esta é uma outra discussão rsrs!
Não há recurso melhor do que a da música no teatro. O teatro se, muito bem musicado e dançado explode de ação aos nossos olhos. Agora, não é preciso ele ser luxuoso e exuberante, pois isso a Sapucaí faz melhor em em vários enredos. Gosto dos musicais quando eles são mais despojados e menos escapistas… E vão dizer que isso não é um musical
Adoro dança, música, e espetáculos onde se possa trabalhar com essas linguagens.
Já trabalhei em espetáculos bastante diferentes, onde a música estava presente. As possibilidades são infinitas, o circo de Soleil está aí, é só conferir.
Quero fazer espetáculos com música brasileira, sem desmerecer o que vem importado, via Broadway.