Pernambucanos do Coletivo Angu em busca de uma poética da cena

6 abr

Michel Fernandes*, do Aplauso Brasil/ iG (michel@aplausobrasil.com)

Coletivo angu de Teatro apresenta "Essa febre que não passa"

CURITIBA – De volta ao Festival de Curitiba, dessa vez na Mostra Oficial, o grupo pernambucano Coletivo Angu de Teatro busca nos contos da jornalista conterrânea Luce  Pereira, que estão no livro Essa febre que não passa, homônimo ao espetáculo, o material para a peça que aborda o universo feminino. Com o espetáculo, a trupe deseja estabelecer uma poética da cena: processo colaborativo a partir de uma matriz literária.

Nos espetáculos Ópera e Angu de Sangue, o ponto de partida “eram textos que não foram escritos para o teatro. Em Ópera partimos de textos de Newton Moreno (renomado dramaturgo, autor de Agreste, As Centenárias e Maria do Caritó), e em Angu, a base eram contos de Marcelino Freire.” , conta André Brasileiro, um dos diretores do espetáculo.

O objetivo de Essa febre que não passa é “mostrar a variedade das faces femininas”, conta Marcondes Lima, o outro diretor do espetáculo. Para tanto, três atrizes começaram a trabalhar na adaptação dos textos e montagem das cenas, mas no decorrer do processo perceberam que seria necessário colocar em cena mais atrizes “para multiplicar as facetas femininas”.

Coletivo angu de Teatro apresenta "Essa febre que não passa"

“Todas as atrizes passam por todas as personagens, e após este processo acontece uma eleição natural do papel para cada atriz que mais se identificou com ele. A construção final resulta de fragmentos das improvisações de cada uma das trizes.”, conta Ceronha Pontes, uma das atrizes do espetáculo.

A atriz Hilda Torres considera que este tipo de processo dá muito mais propriedade criativa às atrizes. “É um processo profundo, íntimo e psicológico, no qual a subjetividade era comungada por todas nós.”, finaliza Hilda Torres.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Festival de Curitiba.

*Michel Fernandes viajou a convite do Festival de Curitiba.

2 Respostas to “Pernambucanos do Coletivo Angu em busca de uma poética da cena”

  1. Rony 9 de abril de 2012 às 1:06 PM #

    Olá, você não me conhece, mas virei apreciador e admirador do seu site assim que conversei com a sua mãe. Trabalho na Recepção do Instituto Lucy Montoro, e conversei com a sua mãe sobre a minha paixão pelo teatro, onde ela falou de você. Parabéns!!!!

    • michelfernandes 9 de abril de 2012 às 3:14 PM #

      seja muito bem- vindo!

Deixe um comentário