Club Noir sedia Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea

16 jul

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Juliana Galdino

SÃO PAULO – O projeto, com direção de Roberto Alvim, apresenta textos inéditos escritos por jovens autores brasileiros. A abertura será amanha (17), às 21 horas, com o texto de Luiz Felipe Leprevost, Hieronymus nas Masmorras. Na mesma ocasião será lançado o livro Dramáticas do Transumano, de Alvim.

Ao todo são oito peças, selecionadas por Alvim. Cada obra permanecerá em cartaz durante um mês e será encenada pelos atores Juliana Galdino, Renato Forner e Ricardo Grasson.

O objetivo é desenhar um panorama da produção dramatúrgica brasileira atual, a qual trabalha com temáticas e linguagens diversificadas. O projeto visa também contribuir para a descoberta de novas experiências estéticas que promovam novas maneiras de se pensar e fazer teatro.

Para o diretor, as oito obras confrontam o espectador com a reinvenção absoluta do mundo e do ser humano.

“Estas obras forçam os limites estabelecidos do teatro em direções insuspeitadas, ressignificando a atuação e a encenação na medida em que ressignificam nossa ideia acerca do que seja a humanidade”, diz Alvim.

Além do lançamento do livro Dramáticas do Transumano (Ed. 7 Letras), que conceitua a dramaturgia contemporânea, as peças que fazem parte da programação também serão publicadas. O lançamento será a cada dois meses.

Juliana Galdino

Simultaneamente à Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea, as primeiras peças da história do teatro, escritas por Ésquilo, também estarão em cartaz no mesmo teatro, no projeto Peep Classic Ésquilo.

Programação Completa da MOSTRA BRASILEIRA DE DRAMATURGIA CONTEMPORÂNEA

HIERONYMUS NAS MASMORRAS – de 17 de julho a 9 de agosto. Texto: Luiz Felipe Leprevost. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Juliana Galdino, Renato Forner e Ricardo Grasson. Iluminação e Cenografia: Roberto Alvim. Figurinos: Juliana Galdino. Adereços: Juliana Fernandes. Trilha Sonora Original: Felipe Ribeiro.  SINOPSE – Uma saga épica, passada em um mundo inteiramente inventado, no qual a luta entre formas híbridas de vida cria a possibilidade do surgimento deoutra civilização.

(EM) BRANCO – de 14 de agosto a 6 de setembroTexto: Patrícia Kamis. Direção: Roberto Alvim. Elenco: FrannFerrareto, José Geraldo Jr. e Fernando Gimenes. SINOPSE – A criação de uma obra de arte e um assassinato tem algo em comum? Em uma atmosfera misteriosa, pistas se sobrepõe, em um labirinto no qual criminosos e vítimas se confundem. Em deslocamentos permanentes de tempo, espaço e sujeito, a peça promove uma imersão nas forças inconscientes e incontroláveis que perpassam um ato transformador.

AQUI – de 11 de setembro a 4 de outubro. Texto: Martina Sohn Fischer. Direção: Juliana Galdino. Elenco: Gabriela Ramos, Fernando Gimenes, Ricardo Grasson, Bruno Ribeiro, José Geraldo Jr., Renato Forner, Paula Spinelli e Juliana Galdino. Sinopse: A peça instaura um outro mundo, habitado por outras formas de vida, não-humanas. A proposição de uma nova mitologia, de novos arquétipos, através de uma obra que se desenvolve como um estranho conto-de-fadas.

HAPPYCINIO – de 9 de outubro a 1º de novembro. Texto: Angélica Kauffmann. Direção: Juliana Galdino. Elenco: AnapaulaCsernik, Ricardo Grasson, Marcelo Rorato e Bruno Ribeiro. Sinopse: A contemporaneidade vista como um pesadelo, no qual a alegria se coloca como uma terrível obrigação. O mundo como uma orgia permanente, na qual todas as ações flutuam sem gravidade. Uma festa da qual não conseguimos sair, assombrados por um inimigo que, suspeitamos, nos espera atrás da porta.

PROCURADO – 13 de novembro a 6 de dezembro. Texto: Diego Fortes. Direção: Juliana Galdino. Elenco: José Geraldo Jr., Fernando Gimenes, Jackeline Stefanski, Renato Forner, Bruno Ribeiro, Marcelo Rorato e Ricardo Grasson Sinopse: Explorando de modo transfigurador o universo dos westerns, no qual a morte e a violência estão sempre à espreita, a peça se estrutura em torno de um cowboy fora-da-lei que aterroriza e fascina uma pequena cidade localizada no deserto.

FATIA DE GUERRA – de 15 de janeiro a 7 de fevereiro de 2013Texto: Andrew Knoll. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Juliana Galdino, Paula Spinelli, Fernando Gimenes, Renato Forner e Jackeline Stefanski. Sinopse: O mundo visto pelos olhos de um cão doente, prestes a ser sacrificado por seu dono. Em meio a um cenário de guerra, diversas guerras íntimas são travadas, em uma peça que se instaura em deslocamentos entre pontos-de-vista insuspeitados: a visão do cão, a visão da paisagem, a visão de uma arma.

AGRO NEGÓCIO – de 12 de fevereiro a 7 de março. Texto: Marco Catalão. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Paula Spinelli, Renato Forner, Ricardo Grasson, FrannFerrareto, Marcelo Rorato e José Geraldo Jr. Sinopse: Um assassinato é cometido em uma plantação de cana-de-açúcar: o proprietário é morto. Mas sua cabeça, decepada, continua a falar. A peça entrecruza, poeticamente, uma série de discursos – de políticos, repórteres, policiais, bóias-frias e latifundiários -acerca do agro-negócio no Brasil.

GRIMORIUM – de 12 de março a 4 de abril. Texto: Alexandre França. Direção: Roberto Alvim. Elenco: Juliana Galdino, Fernando Gimenes, FrannFerrareto, Gabriela Ramos, Jackeline Stefanski, Bruno Ribeiro e José Geraldo Jr. Sinopse: Qual é o limite que separa aquele que cria daquilo que é criado? A peça remete ao gêneses bíblico: um homem e uma mulher inventam, como deuses, uma nova criatura, que vai habitar e povoar um novo mundo. Mas a criatura, uma vez invocada, passa a habitar os corpos daqueles que a criaram, transformando-os completamente.

Serviço:

Mostra Brasileira de Dramaturgia Contemporânea

Club Noir – Rua Augusta, 331 – Consolação – Telefone – 3255-8448 / 3257-8129. Ingresso: gratuito (senhas distribuídas 1 hora antes do início do espetáculo). Duração: 40 minutos. Temporada: terças, quartas e quintas às 21h. Produção Executiva: Danielle Cabral. Assessoria de Imprensa: Arteplural. Realização: CLUB NOIR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: