Gabriel Villela encena três textos de William Shakespeare em São Paulo

22 jul

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

"Sua Incelença, Ricardo III", direção de Gabriel Vilella para peça de Shakespeare

SÃO PAULO – Entre julho e agosto o diretor Gabriel Villela estará com três peças de Shakespeare em cartaz em SP. Dia 25 de julho estreia Sua Incelença Ricardo III, No SESC Belenzinho (20h30). Depois é a estreia de Romeu e Julieta, direção Gabriel Villela, dia 28 de julho, às 15h00, no Parque da Juventude e logo em seguida faz temporada no SESC Belenzinho. Macbeth, que fica até 19 de agosto no Teatro Vivo.

Romeu e Julieta, com o Grupo Galpão de Belo Horizonte, transporta a tragédia dos jovens de Verona para o sertão mineiro e tem o universo do circo como inspiração para as cenas, figurinos e maquiagem. As cenas primam pela poesia e romantismo, com momentos de drama e muitas pitadas de humor.

A trilha é especial com músicas do nosso cancioneiro popular, cantadas e tocadas ao vivo. O destaque fica para a encenação em cima, ao redor e dentro de uma veraneio. Além da interpretação em cima de pernas de pau.

Romeu e Julieta estreou em 1992 e viajou pelo Brasil e vários países do mundo. Depois de alguns anos sem encenar a peça, o Galpão foi convidado para encená-la em Londres, no Shakespeare’s Globe, em maio deste ano como parte do festival Globe to Globe, evento cultural ligado aos Jogos Olímpicos de 2012. O Grupo já havia se apresentado no mesmo local em 2000.

A  re-estreia no Brasil foi em junho, na Pç

Aplausos ao Grupo Galpão que celebra 30 anos em 2012, para orgulho brasileiro

a do Papa, em Belo Horizonte, dentro do 11º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte ( FIT- BH), início das comemorações dos 30 anos do Galpão.

Os atores são talentosos e conseguem com o público uma empatia ímpar. É desejável chegar cedo às sessões porque enche.

Sua Incelença Ricardo III, com o grupo potiguar Clowns de Shakespeare, é mais um espetáculo de Villela que também trabalha com o circo.

Tem linguagem simples e sotaque nordestino.  Retrata o desejo desenfreado pelo poder de maneira criativa e alegre. A adaptação, assinada por Villela, traz à rua um texto mais enxuto, que não perde sua essência.

Assim como Romeu e Julieta, as músicas chamam a atenção e também são interpretadas e tocadas ao vivo pelos atores. Traz canções de Supertramp, Luiz Gonzaga, Freddie Mercury e gêneros nordestinos, como as incelenças, isto é, cantigas relacionadas a costumes fúnebres.

O cenário grandioso e os belos figurinos também são um trunfo do espetáculo. Com elementos e vestimentas que lembram o cangaço e o mundo cigano, o espetáculo promove o encontro entre o Nordeste e a Inglaterra elisabetana.

Dos três espetáculos, Macbeth é o único apresentado em sala fechada.  Fala da ânsia pelo poder; um desejo que leva Macbeth e sua esposa a cometerem atrocidades, e por esse motivo traz um espírito de guerra, forte, intenso.

Ao mesmo tempo, no entanto, a poesia emana a cada fala, gesto e movimentação dos atores. Cenário (elementos de cena como o cenógrafo Marcio Vinicius denomina), figurino, luz e a trilha contribuem para o sucesso da montagem.

No elenco, formado somente por homens, a atuação do ator Claudio Fontana, como Lady Macbeth, chama a atenção do espectador.  Marcelo Antony (é quem interpreta Macbeth, com maturidade e segurança). Marco Antonio Pâmio, Carlos Morelli, Hélio Cícero, Marco Furlan, José Rosa e Rogerio Brito, completam o elenco.

Serviço

Sua Incelença Ricardo III

-SESC Belenzinho. De 25/07 a 16/08. Terça a quinta, às 20h30. Ingresso grátis 1h antes

-Palco da Praça Victor Civita. Dias 18/08, 19/08. Sábado e domingo, 17h, Rua Sumidouro, 580, Pinheiros. Grátis. (Para mais detalhes: http://www.sescsp.org.br/sesc/ e http://www.clowns.com.br/)

Romeu e Julieta

-Parque da Juventude. Dia 28 de julho, às 15h00. Grátis.

-SESC Belenzinho

04/08 a 12/08. Sábados, às 19h. Domingos, às 18h. Ingresso grátis 1h antes, mas é bom chegar o mais cedo possível.

– Pq. da Independência

Av. Nazaré, s/ nº – Ipiranga – Sul. Telefone: 2273-7250.

Dias 13 e 14/09: 19h.

O Galpão também apresenta:

Tio Vânia (Aos que Vierem Depois de Nós). SESC Vila Mariana Dia(s) 24/08, 25/08, 26/08. Sexta, às 21h, sábado, às 17h e 21h e domingo, às 18h. Venda pelo sistema INGRESSOSESC a partir de 1/8, às 14h. Teatro.

Till – a Saga de Um Herói Torto. SESC Carmo

Dia(s) 21/08, 22/08 Terça e quarta, às 17h.

SESC Belenzinho. Dia(s) 18/08, 19/08. Sábado, às 19h, e domingo, às 18h. Grátis. Ingresso 1h antes

(Para mais detalhes: http://www.sescsp.org.br/sesc/ e http://www.grupogalpao.com.br)

Macbeth

Teatro VIVO – Avenida Doutor Chucri Zaidan, 860, Itaim / Vila Olímpia. Temporada – de sexta a domingo de 1º de junho a 19 de agosto. Sex 21h30; Sáb 21h; Dom 19h. R$ 50 (sex e dom), R$ 70 (sab). Tel: 7420-1520. Aceita todos os cartões.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: