Dramaturgias Urgentes lança segundo módulo

21 ago

Redação do Aplauso Brasil (aplauso@gmail.com)

"Dramaturgias Urgentes" lança segundo módulo

SÃO PAULO – Para o segundo módulo do projeto Dramaturgias Urgentes do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) – aberto ao público em geral, gratuito e de âmbito nacional -, os interessados em participar do concurso devem enviar seus textos teatrais agora sobre o tema Envelhecimento da População Brasileira: Melhor Idade?, entre sábado (25) e 4 de setembro. As peças devem ser curtas, de 20 minutos (de 8 mil a 12 mil caracteres, sem espaço).

O grupo de teatro convidado para as leituras dramáticas dos textos selecionados e o encontro sobre processos de trabalho com a plateia é a Cia Os Fofos Encenam.

Os pareceristas que analisarão as peças nessa nova etapa são Lucienne GuedesSamir Yazbek. Junto com Alessandro Toller, cada um lerá 10 textos e juntos selecionarão os 6 melhores. Depois, os textos ficam disponíveis no site www.dramaturgiasurgentes.com.br.

Assim como a primeira etapa (que abordou A Nova Classe Média Brasileira: Os Emergentes), este novo módulo contemplará 4 encontros. Com foco no tema proposto, a palestra desta vez será realizada quinta-feira (23), às 19h30, com Delia Catullo Goldfarb, psicóloga e psicanalista com mestrado pela PUC-SP e doutorado em psicologia pela USP-SP, além de especialização em Gerontologia.

O workshop de processos criativos é dia 30 de agosto, às 19h30, com Newton MorenoFernando Neves e Cia Os Fofos Encenam. As leituras dramáticas dos seis textos selecionados são dias 20 e 27 de setembro, quintas-feiras, às 19h30, com Newton Moreno e José Roberto Jardim (dia 20) e Fernando Neves (dia 27). Todas as atividades acontecem no CCBB de São Paulo.

"Dramaturgias Urgentes" lança segundo módulo

Serão emitidos certificados de participação no projeto às pessoas que participarem dos 4 encontros presenciais (especialista, workshop e 2 leituras), a partir do segundo módulo.

Das 95 peças curtas recebidas no primeiro módulo do Dramaturgias Urgentes, 83 vieram da região Sudeste (São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais), cinco do Sul(Rio Grande do Sul e Paraná), quatro do Centro Oeste (Distrito Federal), duas do Nordeste (Bahia e Pernambuco) e uma do Norte (Amapá). Foram selecionadas as seguintes seis: A Visita (Joca Monteiro, Macapá/ AP), Os Inesteriotipáveis (James Hermínio, São Paulo/ SP), Pagando pra se Aborrecer (Paula Prange, Rio de Janeiro/ RJ), Produtos Perecíveis (Flavio Goldman, Rio de Janeiro/ RJ), Resíduo Submergente (Mariana de Menezes, São Paulo/ SP) e Sucesso com C (Raphael Scire, São Paulo/ SP).

Com curadoria de Marici Salomão, o programa propõe um olhar sobre a contemporaneidade do teatro brasileiro. Ao longo do projeto, 130 textos de teatro receberão os pareceres técnicos, auxiliando a formação profissional dos participantes.

Com o Dramaturgias Urgentes, o CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil segue com a proposta de trabalhar com fomento da dramaturgia e formação de público para teatro, explorando sua potencialidade para debater temas contemporâneos. Iniciado em junho de 2012, o Dramaturgias Urgentes tem a característica de ser dinâmico.

Entre os objetivos do Dramaturgias Urgentes está refletir sobre os problemas e as questões urgentes da sociedade brasileira e do mundo atual por meio da arte. Também estão entre os objetivos: divulgar a dramaturgia brasileira de autores jovens e veteranos; promover a interação entre público e plateia, a partir dos processos de trabalho dos artistas brasileiros.

Classificação indicativa: A participação no concurso é para maiores de 18 anos. A participação dos encontros com especialistas é livre. A participação dos encontros com atores é livre. As leituras dramáticas: a definir. Todas as atividades serão gratuitas.

De acordo com a curadora Marici Salomão, “é uma novidade, para um concurso dedramaturgia, oferecer ao autor brasileiro, de qualquer região do País, um parecer técnico sobre o que escreveu. É um grande diferencial. Aliás, este projeto tem alguns diferenciais: o fato de uma companhia apresentar seus processos de trabalho ao público, convidando-o à participação, é algo que ainda pouco acontece”.

Sobre a importância do projeto, Marcos Mantoan, gerente do CCBB-SP, afirma que “desde 2002, com a criação do projeto Dramaturgias, o CCBB SP se debruça sobre adramaturgia e sua relação com os criadores teatrais e o público em geral”. Para ele, “pensar o teatro hoje é também refletir sobre seu potencial de abordar as questões contemporâneas – e urgentes – da nossa sociedade”.

DRAMATURGIAS URGENTES no CCBB SP – 2º módulo

Exposição sobre o tema – com Delia Catullo Goldfarb, psicóloga e psicanalista

Dia 23 de agosto, às 19h30, grátis

Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca

Inscrições do Concurso de peças

Entre 25 de agosto e 4 de setembro

Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca

Workshop sobre Processos Criativos

Cia Os Fofos Encenam, dirigida por Newton Moreno e Fernando Neves.

Dia 30 de agosto, às 19h30, grátis.

Teatro do CCBB. Classificação indicativa: livre. Entrada franca

Leituras Dramáticas dos textos selecionados

Cia Os Fofos Encenam

Direção de Newton Moreno e José Roberto Jardim (20/09)

Direção de Fernando Neves (27/09)

Dias 20 e 27 de setembro, às 19h30, grátis.

Teatro do CCBB. Entrada franca

Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro – SP. Próximo às estações Sé eSão Bento do Metrô. Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652. www.bb.com.br/cultura

www.twitter.com/ccbb_sp

www.facebook.com/ccbbsp

SAC 0800 729 0722 / Ouvidoria BB 0800 729 5678. Deficiente Auditivo ou de Fala 0800 729 0088. Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228 (Ed. Zarvos). Transporte gratuito até as proximidades do CCBB. Produção: Kavantan & Associados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: